Oi Divas!!!
Ainda estou no fascínio pelas panelas, e para falar a verdade já estou exausta de procurar um conjunto de panelas que atinja todos os meus quesitos classificatórios:
1 - Aço Inox
2- Fundo Triplo
3 - Tramontina
4 - Maior número de peças possíveis
5 - Preço Merecido
6 - Preferencia para linha Solar
Mas, sinceramente 500 e tanto em 5 peças É CARO DEMAIS!!!
Bem, mas esqueçamos por alguns instantes essa minha angustia e vamos conhecer os tipos de panelas e seus materiais?
PANELA DE COBRE
Vantagens: o cobre é ótimo condutor de calor, por isso a panela aquece de maneira uniforme, retém o calor por mais tempo e esfria rápido quando retirada da chama.
Desvantagens: em contato com o sal, o cobre pode ser liberado para o alimento e causar danos à saúde. Por isso, essa panela é indicada para o preparo de doces. O ideal é que a panela tenha revestimento interno, geralmente de aço inox, para evitar este problema.
PANELA DE FERRO
Vantagens: ótima condutora e retentora de calor, é boa para pratos que demoram muito no fogo. Estudo realizado pela Unicamp em 2003 comprova que o mineral, liberado durante o cozimento, vai para o alimento e o deixa com uma maior quantidade de ferro, auxiliando no combate a anemia.
Desvantagens: é pesada e pode enferrujar. Na limpeza, se muito esfregada, solta uma ferrugem prejudicial à saúde.
Dica: na hora da compra, escolha as de cabo de madeira, que não esquentam. Lavar sempre com sabão em barra ou pedra (glicerina, coco) e deixar secar, preferencialmente no fogo.
PANELA DE CERÂMICA
Vantagens: é fácil de limpar, não desprende material nocivo, conserva o calor.
Desvantagens: demora mais tempo para esquentar e algumas com pintura interna podem eliminar chumbo e cádmio.
Dica: deve ter selo de qualidade que garanta que não são usados compostos a base de chumbo.
PANELA DE PEDRA SABÃO
Vantagens: longa durabilidade e não alteram o sabor dos alimentos, pelo contrário ressalta ainda mais. Ótima para cozinhar moquecas, feijoadas e preparar receitas da cozinha mineira.
Desvantagens: tem a superfície porosa e pode abrigar microorganismos. Por isso, é preciso caprichar na limpeza. Use fogo baixo no início do cozimento, para que ela não rache devido ao choque térmico.
PANELA DE ALUMÍNIO
Vantagens: é o tipo de panela mais barato. As com fundo grosso são excelentes para dourar carnes sem soltar água.
Desvantagens: o metal pode interferir na cor e até no sabor da comida. Não distribui nem mantém a temperatura e é mais difícil de lavar. Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que, após 3 horas de fervura, alimentos cozidos em panelas de alumínio recebem cerca de 20 mg desse material (6 mg acima do recomendado para consumo humano). Além disso, a USP recomenda evitar o uso da esponja de aço para lavá-las e acrescentar o sal só após o cozimento como formas de se diminuir essa contaminação, que está associada ao mal de Alzheimer. Em contrapartida, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atesta que o metal é seguro e adequado para fins culinários.
PANELA DE BARRO
Vantagens: mantém o calor por muito tempo. Permite servir à mesa na própria panela. É interessante o uso de panelas de barro para preparar alimentos aquosos, como molhos, ensopados, feijão e sopas.
Desvantagens: demora para esquentar e exigem muito cuidado na limpeza. Deve-se evitar fazer preparações com baixo teor de água, pois as panelas tendem a desidratar e ressecar o alimento.
Dica: antes do uso doméstico, é aconselhável adicionar de 2 a 3 colheres de sopa de óleo na panela e levar ao fogo. O óleo irá queimar e, quando começar a formar uma fumaça escura, deve-se desligar o fogo. Este procedimento garante uma melhor impermeabilização da panela e aumenta a durabilidade. Devem ser guardadas secas e sem a tampa.
PANELA DE VIDRO
Vantagens: versáteis e sem contra-indicação. Não retém sujeira e não eliminam substâncias. Permite ver o cozimento e aquece rápido. Não passa resíduos para a comida, conservam melhor os nutrientes dos alimentos e são mais higiênicas.
Desvantagens: o alimento gruda facilmente. É cara, pesada e frágil, quebra com facilidade.
Dica: para que dure mais, envolva-a em um pano antes de guardá-la.
PANELA DE TEFLON
Vantagens: são anti-aderentes, o alimento não gruda na panela e por isso usa-se menos óleo, o que reduz em até 30% a gordura dos alimentos.
Desvantagens: pode queimar a comida, já que esquenta rápido. Risca com muita facilidade. Para evitar o problema, utilize apenas colheres e espátulas de plástico ou de madeira e jamais lave com esponjas abrasivas, que danificam a camada antiaderente.
Dica: se a panela começar a descascar e a soltar a crostinha preta, o melhor é substituí-la. Use sempre espátulas de silicone e fogo baixo com essas panelas.
PANELA DE INOX
Vantagens: é muito resistente e distribui igualmente o calor. Não altera sabor ou cor dos alimentos.
Desvantagens: custa mais caro. Não é indicada para frituras, já que o óleo pode aquecer demais. Por isso, fique atenta para a comida não passar do ponto. E cuidado para não queimar as mãos, pois as alças também esquentam. São fontes de níquel, tóxico ao homem. Mesmo sendo a migração de níquel em baixa quantidade, há pesquisas que não recomendam o material para pessoas sensíveis ao metal.
Dica: seque-a imediatamente após lavar; caso contrário ela mancha, devido ao cloro presente na água. Para evitar que risque, lave-a após o uso com esponja macia e seque bem.
PANELA ESMALTADA (ÁGATA)
Vantagens: leva uma camada de esmalte especial, de vários minerais, para resistir às altas temperaturas e evitar a contaminação por germes e bactérias. Ela se aquece rapidamente e mantém bem o calor. É usada para cozinhar pouca quantidade de alimentos, molhos e sopas.
Desvantagens: são super delicadas. A camada de esmalte descasca facilmente com pequenas batidas.
Dica: na hora da limpeza não use materiais ásperos e produtos químicos fortes.
Dicas para conservar as panelas e prevenir riscos à saúde:
- Nunca use abrasivos para limpá-las como: palha de aço e até o limão.
- Ferva as de aço inox três vezes com água, antes de usá-las pela primeira vez.
- Ferver água pode ajudar a retirar gordura.
- Não retire as manchas escuras que aparecem nas de alumínio. As panelas duram mais e a mancha impede a liberação do alumínio no alimento.
- Jamais utilize as panelas para guardar alimentos.
- Nunca deixe as panelas vazias sobre as chamas.
http://www.duonutri.com.br
Nosso próximo post ainda será sobre panelas... mas dessa vez vamos aprender como limpa-las corretamente,
Nenhum comentário:
Postar um comentário